data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas
O temporal da tarde desta segunda-feira já causa danos na região. Em Santa Maria, uma árvore caiu com o vento e bloqueou totalmente a Rua Heitor da Graça Fernandes, no Bairro Camobi, próximo da esquina com a Faixa Nova. Pela tarde, o vento na cidade chegaram a 70 km/h conforme a BaroClima Meteorologia.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
A Farmácia de Medicamentos Especiais, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.720, está fechada nesta segunda-feira, em função de um alagamento que ocorreu após as chuvas de domingo. A equipe trabalha para limpar o local o mais breve possível e, assim que houver a reabertura, a prefeitura deve informar.
Outro estrago também foi registrado, nesta segunda-feira, por uma moradora do Bairro Carolina. No local, foi identificado um alagamento na primeira quadra da Rua Barão do Triunfo, entre as ruas Pedro Ritzel e Fernandes Viêira.
Temporal arranca telhado de loja e deixa casa totalmente destruída em São Pedro do Sul
Até por volta das 18h desta segunda-feira, oito casas estavam total ou parcialmente destelhadas na cidade: a maioria delas, seis, no Bairro Camobi, na Região Leste. O Bairro Km-3 e João Goulart também registraram destelhamentos, uma casa cada, e mais de 160 metros de lona já foram entregues na cidade.
No final da tarde desta segunda-feira, duas equipes da Defesa Civil já circulavam pela cidade para averiguar se mais locais foram atingidos. Adão Lemos, superintendente da Defesa Civil de Santa Maria acredita que o número possa aumentar ainda hoje.
REGIÃO
Em São Gabriel, há registro de postes e árvores caídos pela cidade. Na tarde desta segunda-feira, quatro casas foram destelhadas na região oeste do município, nos bairros Bonfim e Medianeira. A cidade também enfrenta desabastecimento de água em todos os bairros. Conforme a São Gabriel Saneamento, o problema começou por conta de um problema na rede elétrica interna da Estação de Tratamento (ETA). A manutenção já foi iniciada.
Em São Sepé o temporal causou estragos e falta de energia. No Bairro Schirmer, algumas casas destelharam com o vento. Equipes da prefeitura atendem as ocorrências. A Defesa Civil também está atuando na ajuda às famílias atingidas.
PREVISÃO
Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, há condição de chuva para os próximos dias. Em geral, são pancadas típicas de verão, que podem atingir áreas mais localizadas. Até quarta-feira, as máximas devem beirar os 34ºC. A situação muda apenas na segunda metade da semana.
- A partir de quinta-feira uma frente fria avança e, por trás desse sistema, teremos a entrada de uma massa de ar frio. O vento vira para sul e a temperatura cai - afirma Verardo.
A massa de ar frio vai deixar o clima com cara de outono. As mínimas caem para 15ºC e a máxima não ultrapassa os 24°C.
ALERTA DE TEMPORAL
Toda a região está sob aviso de temporal pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O risco segue até as 8h de terça-feira. Conforme o órgão, o alerta laranja indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros em um dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
PRECISA DE AJUDA?
Em caso de alagamentos ou situações de risco, acione a Defesa Civil pelos telefones (55) 3222-5192 e (55) 99110-7940, os Bombeiros pelo 193 ou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) pelo 153 ou pelo WhatsApp (55) 99167-4728 e (55) 99167-8452.
COMO RELATAR FALTA DE ENERGIA
Em caso de falta de energia, chame a RGE através de um dos canais de atendimento:
- SMS: Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- Whatsapp: 51 999550002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900